A crise econômica mundial, Itumbiara e o ufanismo governista

Gustavo Samuel

O jornal Folha de Notícias apresentou duas notas em sua edição de nº 3564 publicou duas notas citando a propalada crise mundial. A primeira é sobre a Suzuki em nossa cidade:
Suzuki: Projeto adiado!
As incertezas do cenário mundial levaram a Suzuki a adiar o projeto de instalação de uma fábrica em Goiás. Diretores da Suzuki Veículos do Brasil visitaram Itumbiara, Catalão, Senador Canedo e Santa Helena, mas não há previsão para implantação do projeto.
A segunda, uma conversa entre o prefeito de Itumbiara e de Buriti Alegre:
Crise
Durante a cerimônia de posse, o prefeito Zé Gomes cumprimentou o prefeito de Buriti Alegre e disse não saber porque Itumbiara e Buriti não sentiram os efeitos da crise que tem alarmado o planeta. Zé Gomes disse ainda que tanto em Itumbiara quanto em Buriti Alegre o desenvolvimento segue sem sentir nenhum efeito negativo. “O segredo está na vontade de trabalhar e no trabalho sério e honesto”.
Qualquer leitor mais atento perceberá que existe uma contradição aqui. Apesar das pomposas e esperançosas palavras do prefeito itumbiarense, a crise mundial afetou sim nossa cidade. Uma empresa que geraria cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, segundo o mesmo jornal, desistiu do projeto, pelo menos temporariamente.
O que nos faz perguntar: Itumbiara não está vivendo muito de palavras? O que é mito e o que é realidade na nossa cidade? As propagandas estão aí, mas e as realizações?
Convido todos os que leram essas poucas palavras a prestar mais atenção aos fatos e notícias na cidade e tirarem suas próprias conclusões. Discursos ufanistas não são o suficiente para o crescimento socioeconômico. É preciso encarar de frente os problemas e “arregaçar as mangas” para resolvê-los. A população itumbiarense não é formada somente por crianças que não entendem o que se passa no mundo e precisam de um pai para provê-la em tudo.
Para quem deseja entender melhor a crise econômica, dois artigos podem ajudar:
http://cemflores.blogspot.com/2009/01/algumas-lies-da-crise-para-nossa-luta.html
http://www.resistir.info/crise/wolff_31dez08.html