Nota do PCB-Itumbiara sobre a Crise Mundial e seus reflexos em Itumbiara
A crise econômica, os trabalhadores e Itumbiara – Nota do PCB-Itumbiara
No Brasil e no mundo, bancos, seguradoras, montadoras de automóveis e vários outros setores estão quebrando e levando investidores, especuladores e grandes capitalistas a loucura.
Apesar do ufanismo do governo municipal no início do ano, a crise econômica que afeta todo o mundo já causa prejuízos à Itumbiara. Primeiro, a Suzuki desiste, ao menos temporariamente, de se instalar na região. O setor sucroalcooleiro já foi atingido, como mostra a reportagem do jornal Diário da Manhã (http://www.dm.com.br/impresso/7712/economia/58951,crise_financeira_atinge_usinas_de_alcool_em_goias ) e a nota no jornal Folha de Notícias (http://www.folhadenoticias.com.br/inf/anterioes_ver.php?edicao_id=219 ) . Apesar de ainda reticente, o comércio também já prevê períodos mais sombrios.
O que era apenas um amontoado de números no Jornal Nacional na Rede Globo, ou no Domingo Espetacular da Rede Record, virou o fantasma do trabalhador brasileiro e itumbiarense. Férias coletivas, demissões em massa, regularização da terceirização, reforma trabalhista... Tudo para combater a maldita crise!
Os trabalhadores devem ficar atentos ao discurso burguês. Não podemos aceitar a socialização dos prejuízos e a perda de direitos trabalhistas conquistados ao longo da história dos movimentos sindicais.
Demissões e redução salariais podem ser fatais para a economia da nossa cidade. Sem salário não há pão, carro, roupa, lazer. Tradicionais medidas de “corte de gastos” podem estagnar o comércio e aumentar ainda mais os efeitos da crise.
O PCB exorta a todos os trabalhadores da indústria, comércio e do campo a lutar para que nenhum direito lhes seja tomado. Nós, os comunistas, propomos ainda que o governo municipal incentive empresas que se comprometam a não demitir, reduzir salários e direitos, e, principalmente, que contratem empregados.
Os trabalhadores não podem pagar pela crise!
Nenhum direito a menos, avançar nas conquistas!
PCB-Itumbiara, Fevereiro de 2009
0 Responses to Nota do PCB-Itumbiara sobre a Crise Mundial e seus reflexos em Itumbiara
Something to say?