Milhares de feridos, centenas de mortos, tanques, bombas, fuzis. Escolas destruídas, inocentes mortos, massacre. Essas expressões nos remetem imediatamente à mais recente guerra na Faixa de Gaza, ou melhor, ao mais recente massacre do povo palestino por Israel.

A Telesur, canal de notícias latino americano, publicou as seguintes notícias:

Tres hermanos entre siete y diez años de edad, fallecieron este viernes a causa de un nuevo ataque aéreo israelí en Gaza, donde se han registrado al menos unos 420 palestinos fallecidos y alrededor de 2 mil 200 han resultado heridos, según dieron a conocer fuentes médicas y testigos. (3 de janeiro de 2009, http://www.telesurtv.net/noticias/secciones/nota/39496-NN/en-gaza-el-asesinato-de-tres-ninos-se-suma-a-los-420-fallecidos-y-dos-mil-200-heridos/ )

Según un balance suministrado por Hasanein, 432 palestinos han muerto y otros 2.500 han resultado heridos desde el 27 de diciembre, cuando comenzó la operación que usa como pretexto, obligar a Hamas a poner fin a los disparos de cohetes contra Israel. Entre los muertos hay decenas de civiles, de ellos 65 niños "menores de 16 años", según Hasanein. (3 de janeiro de 2009, http://www.telesurtv.net/noticias/secciones/nota/39550-NN/mas-victimas-en-nueva-jornada-de-ataques-contra-el-pueblo-palestino/ )

As bombas, do outrora oprimido povo judeu, agora assassinam crianças. O conflito, que já dura décadas, e produziu incríveis catástrofes a humanidade, cresce a cada dia que passa. Os falsos defensores da liberdade, Estados Unidos, Inglaterra e cia, que invadiram o Afeganistão e o Iraque para “libertar” esse paises dos seus terríveis ditadores, agora ficam em silêncio:

El presidente electo de Estados Unidos Barack Obama guarda un silencio cómplice sobre la masacre realizada por Israel en la franja de Gaza, en la que según fuentes palestinas ya murieron 460 palestinos incluidos 75 niños. (4 de janeiro de 2009, http://www.telesurtv.net/noticias/secciones/nota/39604-NN/obama-guarda-silencio-frente-a-masacre/ )

Mas a pergunta que realmente nos interessa é: O que eu tenho a ver com isso? Afinal de contas, são palestinos, não brasileiros? Eles não vivem Goiânia, Brasília ou Itumbiara, mas em Gaza. Os mortos não são nossos filhos, mães, pais ou irmãos. Nós pensamos realmente assim? Somos tão frios? Tomara que não.

O capitalismo neoliberal nos ensinou por anos que a única pessoa que importa em todo o mundo é você mesmo. Doutrinou uma moral egoísta, que torna nossos próprios vizinhos distantes, sem importância. Segundo a moral neoliberal, pessoas de outros países nem ao menos existem. São só notícias na televisão, que enchem a programação antes da novela das oito.

Mas uma voz, a princípio quase inaudível, mas que está ganhando força ao longo dos anos, diz “Aquelas pessoas são importantes sim. Chega de Barbárie”. Ousamos chamar essa voz de razão e de verdadeiramente humanos aqueles que censuram os governantes fascistas de Israel e censuram o silêncio cúmplice norte-americano.

Chega da hipocrisia neoliberal!

Paz em Gaza!

PCB- Itumbiara-GO