Mais um capítulo da novela Crise na ULBRA
O roteirista do mais novo episódio do drama Crise na ULBRA é o Juiz Federal de Canoas Guilherme Pinho Machado. Dessa vez, foi incluído na ação de execução fiscal que corre contra a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, Ruben Eugen Becker, reitor da ULBRA, e a RME administração de sociedades educacionais, empresa em que ele é sócio majoritário, além da quebra do sigilo bancário dos executados e a penhora de veículos, como o audi TT do reitor.
Segundo o juiz:
"O Relatório - Informação Fiscal elaborado pela Receita Federal (fls. 82/124) aponta vastas irregularidades que teriam sido cometidas pelo Reitor da Ulbra; desde vários pagamentos sem causa realizados em benefício do Reitor da Ulbra, por parte da CELSP, de forma contrária aos seus objetivos institucionais, até remuneração indireta percebida por Ruben Eugen Becker.
Há fortes indícios, portanto, a indicarem, neste primeiro momento, a responsabilidade subjetiva do Reitor da Ulbra, em decorrência da prática de atos com excesso de poderes e infração da lei, o que autoriza, desde logo, o redirecionamento do executivo fiscal. O TRF da 4ª Região vem se posicionamento da mesma forma, em matéria de responsabilidade tributária de terceiros."
E mais:
"Ou seja, o Reitor da Ulbra se valeu de patrimônio (06 veículos da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo) afetado - em tese - a finalidades única e exclusivamente filantrópicas, para explorar atividades com fins eminentemente econômicos, visando ao lucro pessoal. Pode-se dizer, portanto, que houve a malversação, pelo Reitor da Ulbra, Ruben Eugen Becker, de bens pertencentes à CELSP."
"Algumas chegam a ser gritantes. Ora, de qual espaço físico se vale a RME - Administração de Sociedades Educacionais para conservar, restaurar, e comercializar veículos automotores nacionais e estrangeiros, se a sede da sociedade é na própria residência (apartamento) do Reitor da Ulbra, sendo que na filial funcionam as atividades agrícolas e pastoris (fl. 298)?"
"Quer-se então fazer crer que a empresa Audi Star importou, por encomenda, um dos únicos veículos A8 que circulam no Brasil e, gratuitamente, emprestou o carro para que o Sr. Ruben Becker o usasse por um ano. Mais do que isso, a empresa não parece sequer preocupada em vender o carro que diz ser de sua propriedade, pois ele não consta à venda pela Audi Star Veículos Ltda., conforme consulta ao site http://www.audistar.com.br/maximnet/seminovos)"
Revelações e revelações da má-fé e incompetência administrativa dos atuais gestores da ULBRA surgem a cada dia. O tempo passa e a situação fica cada vez mais preocupante. É preciso repensar a atuação estatal nas universidades privadas, principalmente as filantrópicas. Fiscalização constante, punições severas e intervenção do Estado nas universidades que estejam na mesma situação que a ULBRA, itens que se mostram cada vez mais necessários por um ensino superior decente na rede privada.
0 Responses to Mais um capítulo da novela Crise na ULBRA
Something to say?