Um livro de peso sobre a história goiana
Segue texto do ex-governador Irapuan Costa Júnior, publicado no Jornal Opção desta semana:
Um livro de peso sobre a história goiana
Gostaria de ter comentado antes, mas ainda vale: o livro do promotor de justiça Jales Guedes Coelho de Mendonça (“A Assembléia Constituinte Goiana de 1935 e o Mudancismo Condicionado”, Editora da UCG, 2008) é uma obra de pesquisa como pouquíssimas no Estado. Cuidadosa.
Cumprimento o autor pela persistência, pela paciência, pela atenção e pela acuidade no buscar os fatos, com precisão e encadeamento, e trazê-los até nós, devidamente esclarecidos e descobertos. Os fatos são importantes: a Constituinte Estadual de 1935 e a mudança da capital. Como es� tes dois fatos se ligam, quais os principais personagens que os vivenciam, a interação entre eles, como se alinham nas três correntes (mudancistas, antimudancistas e mudancistas com condições), tudo é esmiuçado à exaustão, numa busca documental precisa, que nos dá, no correr da leitura, a sensação firme de observadores daquela parte de nossa história.
Curiosidades históricas, revelações, verdades que pela primeira vez são interpretadas, tudo isso está presente no livro de Jales. A expressão “mudancismo condicionado” passa a integrar a história de Goiás. O autor deixa implícito no texto que continuará suas pesquisas históricas. Boa notícia.
0 Responses to Um livro de peso sobre a história goiana
Something to say?