Sobre Heróis e irresponsáveis
Itumbiara está na mídia nacional novamente! Dessa vez, por negligência e irresponsabilidade dos médicos e funcionários do Hospital Municipal Modesto de Carvalho. Foi noticiado em todos os grandes telejornais do país e nos principais jornais a epopéia de Maria Vitória na luta pela própria vida. Dada como morta pelos médicos, a menina que nasceu com apenas cinco meses de gestação, foi encaminhada ao necrotério. Aos apelos da mãe, o médico disse que eram impressões e "nervoso". Se o pai tivesse entrado em desespero e não fosse se despedir da filha, tudo passaria em branco.
Mais de sete horas para ser atendida, três paradas cardíacas e passa bem a nova heroína brasileira, que naturalmente e involuntariamente não desistiu de si mesma, passa bem.
Um óbvio e claro erro médico. Poderia, mas não deveria, acontecer em qualquer lugar. Entretanto, esse é o estopim, o mais divulgado. A saúde em Itumbiara é reconhecidamente um caos.
Mesmo um Jornal como o Folha de Notícias, com um editorial sempre de apoio a atual administração, reconhecia o problema:
"Médicos sem receber (I)
Médicos denunciam à Redação do FN que estão sem receber há três meses da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo um profissional, que pediu sigilo do nome, o último pagamento foi em janeiro. Ainda não viu a cor do dinheiro de fevereiro, março e abril, mas afirma que o atraso não atinge todos os médicos, alguns “privilegiados” já receberam fevereiro.
Médicos sem receber (II)
Além dos atrasos nos salários, que segundo ele atingem PSF’s, ambulatório, plantonistas do HMMC e cirurgiões, o médico diz que a saúde passa por um momento de crise aguda, comparada apenas ao [des] governo 2001/2004. Reclama da falta de remédios, de materiais no Hospital Municipal e afirma que está havendo uma evasão de bons profissionais para Cachoeira Dourada, Goiatuba e principalmente Araporã, onde recebem em dia.
Médicos sem receber (III)
Agenda tentou confirmar a informação com o presidente da Associação Médica de Itumbiara, André Marinho, mas ele não retornou aos telefonemas deixados com a secretária do Centro de Atendimento Urológico de Itumbiara, no Hospital São Marcos. Segundo o denunciante, a associação vai se manifestar nos próximos dias sobre a crise na saúde."
http://www.folhadenoticias.com.br/colunas/ver.php?materia_id=881&colunista_id=6
Que bom que temos que chamar Maria Vitória de heroína e não de mártir. Cobramos, através desse blog, atitudes da administração municipal para reorganizar todo nosso sistema de saúde, para que seja realmente eficaz. Não podemos esquecer que, além dos problemas costumeiros, vivemos sob o risco de uma epidemia de gripe suína (A-H1N1) e com o número de casos de dengue nesse ano, temos que nos preparar para casos de dengue hemorrágica em 2010.
Prevenção, investimento e eficiência!
Por um sistema de saúde decente na nossa cidade!
0 Responses to Sobre Heróis e irresponsáveis
Something to say?